top of page

SAF 3

SAF3.jpg

Início: Outubro de 2017 (1,36 ha)

Histórico

A cana-de-açúcar foi retirada em 2016 e foi realizado o plantio mecanizado de milho consorciado com feijão fradinho (500 kg), o milho era alimento para galinhas e o feijão para consumo e venda na feira. Em 2017 foi feito o plantio de cúrcuma para abastecer o pedido de 5 toneladas in natura para a empresa parceira da época. Começamos com um plantio de 300 kg de rizomas, que rendeu uma colheita de 4 toneladas. Em 2019 a empresa parceira tornou-se a Viva Regenera (parceria que se estende até os dias atuais), aumentando a área de produção. Atualmente a área é focada toda na produção de cúrcuma, milho e gengibre para beneficiamento em pó.

 

Principais fontes de matéria orgânica: Gliricídia, amoreira, bananeira e poda urbana triturada (externa).

Principais produtos já colhidos: Cúrcuma, banana, milho, mandioca, pfaffia glomerata (ginseng brasileiro), aswhagandha (ginseng indiano), tomate, moringa, folhas de amora e mamão.

Desenho: Canteiros de árvores a cada 6 metros, com 3 canteiros de cúrcuma ou gengibre (substitutos) com milho nas entrelinhas. No início havia margaridão nos canteiros de árvores para a produção de biomassa junto com a gliricídia e a bananeira. Em 2019 o margaridão foi retirado para o plantio de café.

bottom of page