top of page

SAF 1

SAF-1.jpg

Início: Dezembro de 2014 (0,77 ha)

Histórico

O objetivo inicial desta área era a produção de Rainha para o Santo Daime, consorciada com abacate e manga, contudo, devido à ausência de microclima e alta incidência de formigas cortadeiras, o objetivo foi sendo alterado. Após retirar a cana-de-açúcar da área (monocultura do antigo proprietário), iniciamos a abertura dos canteiros, utilizando a palha da cana como cobertura. Até 2016 produzimos hortaliças nas entrelinhas (foco em folhas) e nos canteiros de árvores (foco em tomate). Em 2016 foi plantado capim nas entrelinhas para a produção de biomassa. Em 2018 a área foi adensada com a criação de novos canteiros nas entrelinhas para a produção de café. A área possui uma grande biodiversidade de espécies (+60), plantadas na maioria de sementes. Atualmente a área está voltada para a produção de café com frutas (foco em abacate e manga) e madeiráveis.

 

Principais fontes de matéria orgânica: Gliricídia, mutambo, sombreiro, urucum, leucena, babosa branca, bananeira e mombaça.

Principais produtos já colhidos: Hortaliças, tomate, pimentas, mandioca, mamão e banana (chegou a 500 kg de banana por mês).

Desenho: No início os canteiros de árvores estavam espaçados a cada 6 metros, atualmente são 3 metros, com capim mombaça nas entrelinhas para a produção de biomassa.

bottom of page